Centro de Dia

(2010)

Dona Vlassova & Guests apresentam no Centro Social da Sé um espectáculo dividido em duas partes: o dia e a noite. O participante é levado por corredores, escadas, quartos e salas, num percurso semiguiado. Ao descobrir o espaço, descobrem-se também os seus habitantes, utentes idosos, que diariamente se dirigem ao Centro para passar o seu dia, regressando depois para suas casas. O espectador é incitado a ter experiencias imagéticas e sensorais, numa proposta que é também uma reflexão sobre a cidade que existe e a que não existe, a partir de assuntos como o convívio, o sexo, a afectividade e os diversos tempos: o tempo histórico, o das idades, que são as nossas, aquele em que estivemos juntos, o da performance, o do espectador.

Coordenação Gonçalo Amorim Cocriação Ana Bigotte Vieira, Ana Pereira, Iris Cayatte, Frederico Lobo, Pedro Gil, Raquel Castro, Romeu Costa e Susana Cecílio em colaboração com os utentes do Centro de Dia da Sé da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Otília Santos, Helena Constantino, Ema Palácios, Leonor Serafim, Conceição Mocho, Lucília Cabral, Maria Borrega, Custódia Alves, Maria Mota, Luísa Nabais, Emília Noronha, Silvina Olveira, Porfírio, Maria Tomásia, Eduardo, Conceição Alves, Maria Baptista, Natalina Silva, Joaquim Teixeira, Eugénia Teixeira, Ilda Mendes, Germano Lopes, Emília Alvez, Lucília Direcção de produção Ana Pereira Imagem do cartaz Hugo Dunkel e Rosa Baptista Coprodução Dona Vlassova, AnaPereira.PedroGil (Razões Pesssoais), Alkantara Festival.

Estreia 27 de maio de 2010 no Centro de Dia da Sé da Santa Casa da Misericórdia  inserido no Alkantara Festival

(o processo de construção do espectáculo deu origem ao livro Centro de Dia Dona Vlassova & Guests Centro Social da Sé – Lisboa 2010).

[1] Mulheres ao Palco